Castração, Falo e Foraclusão - Continuação

 

EspaçConceitos Fundamentais - Seminário de Leitura

                                                                                  


Castra
ção, Falo e Foraclusão - Continuação

 

O EspaçConceitos Fundamentais realiza o Seminário de Leitura, cuja proposta para o ano de 2022 são as noções conceituais de Castração, Falo e Foraclusão. Trata-se de um espaço de leitura de textos de Freud, Lacan e psicanalistas contemporâneos, orientada por esses importantes conceitos da psicanálise. É um lugar no qual prevalece o ritmo do texto, a atemporalidade em que foi produzido, através de uma leitura em que o leitor, no coletivo, é convidado a tecer suas próprias elaborações, sendo conduzido pelo texto, pelo estilo que o endereçamento do texto impõe, a uma consequência em que ele precise colocar algo de si.

Para a retomada de nossos trabalhos, iniciaremos com a leitura do texto o ponto de partida é a noção de Castração, com base no texto FREUD, S. Neurose e psicose (1924[1923]). Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, vol. 19).

As atividades do Espaço Conceitos Fundamentais terão início no dia 17 de agosto, com encontros quinzenais e online. Para participar realize sua inscrição pelo preenchendo o formulário:https://docs.google.com/forms/d/1I2l0W8-S0C5oF7F80PbeGP_1bsMcxzfmtmuqRVTmAeo/edit

 

 

17 de agosto   A castração e suas consequências. Referência: FREUD, S. Neurose e psicose (1924[1923]). Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, vol. 19). Coordenação: Cássio Eduardo Soares Miranda

21 de setembro  Da Verwerfung em Freud à foraclusão em Lacan. Referência: LACAN, J. Da rejeição de um significante primordial (1955), aula XI. in. LACAN, J. O seminário, livro 3: As Psicoses. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

05 de outubro  Foraclusão e clínica das psicoses. Referência: QUINET, Antônio. Psicose: uma estrutura clínica. In: QUINET, Antônio. Teoria e clínica da psicose. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

23 de novembro  Um retorno ao princípio freudiano. Referência: Freud, S. (1996). Rascunho H. Paranoia. In J. Freud. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira (J. Salomão, Trad., Vol. 1, pp. 259-265). Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1895).  

 

Comentários