O Espaço “Conceitos Fundamentais” realiza o Seminário de Leitura, cuja proposta para o ano de 2021 são os conceitos de Pulsão e Repetição. Trata-se de um espaço de leitura de textos de Freud, Lacan e psicanalistas contemporâneos, orientada por esses conceitos fundamentais da psicanálise. É um lugar no qual prevalece o ritmo do texto, a atemporalidade em que foi produzido, através de uma leitura em que o leitor, no coletivo, é convidado a tecer suas próprias elaborações, sendo conduzido pelo texto, pelo estilo que o endereçamento do texto impõe, ‘a uma consequência em que ele precise colocar algo de si’.
Para iniciarmos nossos trabalhos, o ponto de partida é o conceito de Pulsão. Freud destaca que a pulsão é intrínseca ao aparelho psíquico e vista como força constante, entre o somático e o psíquico e em As pulsões e seus destinos, ele eleva a pulsão à categoria de “conceito fundamental”, a qual atua como uma “força constante” no “interior do organismo”.
Da mesma forma, Jacques Lacan, no seminário 11, eleva a pulsão a um dos conceitos fundamentais, e concede uma dimensão real ao que é da ordem libidinal com a criação daquilo que ele chamou de o objeto.
Com esses apontamentos iniciais, queremos convidá-lo a se reunir conosco a partir do dia 24 de fevereiro de 2021, às 18h30m, na plataforma Google meet enquanto a situação de pandemia durar. Os encontros são quinzenais, gratuitos e com vagas limitadas necessitando, no entanto, de inscrição prévia.
Envie seu nome completo, e-mail e telefone para: nelestudoslacanianos@gmail.com
O primeiro texto escolhido para nos conduzir nos caminhos pulsionais é “Os destinos da pulsão”, de Sigmund Freud.
Freud, S. (1996g). A pulsão e seus destinos. In J. Strachey, Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud (Vol. 14). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1915)

Comentários
Postar um comentário