A SEXUALIDADE INFANTIL

No dia 11 de novembro tivemos início às Lições Introdutórias à Psicanálise. Na ocasião, discutimos o primeiro dos três ensaios sobre a teoria da sexualidade, publicado por Sigmund Freud, em 1905. Na primeira das lições, tomamos como referência  a teoria freudiana sobre a sexualidade. Conforme visto, há uma centralidade da sexualidade nas discussões freudianas  e ela se configura com um dos marcos referentes às suas teorizações sobre o inconsciente. 


por outro lado, a ideia de sexualidade presente na obra freudiana, desde a década de 1890, consolidou-se com o estabelecimento da noção de pulsão nos "Três Ensaios sobre a sexualidade". Por meio dos conceitos de disposição perverso-polimorfa, zona erógena, pulsão parcial e libido, a sexualidade configurou-se como importante porta de entrada para a compreensão da vida psíquica. 


No segundo ponto desta Lições Introdutórias, discutiremos o segundo dos três ensaios intitulado de "A sexualidade Infantil". Para tanto, continuaremos como referência o texto freudiano de 1905, Os Três Ensaios Sobre a Teoria da Sexualidade.



Participe conosco da discussão. Ela acontecerá dia 25 de novembro de 2020, às 18h30m, no google meet. Para receber informações sobre esta e demais atividades do NEL, envie seu e-mail para nelestudoslacanianos@gmail.com

Vem com a gente. 


Comentários